quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PROFESSORA DA UNIDADE ESCOLAR PEDRO MARIANO DE FREITAS É ESCOLHIDA A“‘PROFESSORA POR VOCAÇÃO”DENTRE TODOS OS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 1ª GRÊ PARNAIBA.


O MINISTÉRIO PUBLICO DO PIAUI FEZ O CONCURSO DE HISTORIAS DE VIDA ESCOLAR DE TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA , E A PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA UNIDADE ESCOLAR PEDRO MARIANO DE FREITAS, TEREZINHA DE JESUS ASSIS DA SILVA,COM O HISTÓRICO DE TRABALHO NESTA UNIDADE ESCOLAR FOI A ESCOLHIDA REPRESENTANDO TODA A 1ª REGIONAL DA EDUCAÇÃO.

É com muita alegria que nos da Unidade escolar Pedro Mariano do Freitas, queremos compartilhar com a comunidade escolar e demais.
A historia desta professora guerreira que esta sempre presente em nossa pedagogia de projetos educativos, queremos em nome dela parabenizar a todos que nos fazer acreditar que educar no campo da resultados, aos demais professores pais, alunos comunidade em geral , a historia desta jovem desafia os jovens  estudantes a ousar ver caminhos, encarar desafios e romper limites.

Entendemos que Terezinha de Jesus Assis da Silva é nossa professora por vocação, não somente pelo que ela representa em sala de aula mais pelo exemplo e estimulo em seguir adiante, entendendo que o estudo não se encerra no ensino médio, e que para educar não basta apenas ensinar é preciso ser humano e critico.
Sua atuação como professora na Unidade Escola Pedro Mariano de Freitas iniciou-se n ano de 2013, porem ela já vinha de uma trajetória como militante social da Pastoral da juventude na igreja católica de nossa cidade, como a escola já trabalhava a pedagogia dos projetos de pesquisa em sala de aula, com a chegada dela isto melhorou muito, principalmente com a criação da Gincana da Independência, idéia dela, quando na época não fomos convidados para participar do desfile de Buriti dos Lopes, talvez por sermos escola do campo, pôr com a gincana que é realizada até agora, podemos ir alem de simplesmente desfilar, podemos inserir pesquisa, recreação, trabalho em grupo, cultura e muito civismo.
Mas na trajetória d professora Terezinha de Jesus Assis da Silva conosco, havia também muitas dificuldades e desafios, que ela superava com sua coragem, militância e força de vontade, naquele ano 2013, 2014, 2015 e 2016.
Constantemente o carro dos professores estragava e como a escola fica a 50 km da cidade de Buriti dos Lopes (de onde vêem todos os professores), ela não faltava aula e vinha dirigindo sua moto, nossa funcionalidade é noturna para que os alunos possam ajudar os pais na lavoura durante o dia. Terezinha ao perceber o empenho dos alunos propôs dar aulas de reforço durante as tardes, não teria transporte por ser iniciativa própria, então ela pegava sua moto e vinha passando por atalhos, atravessando rios, pontes de madeira, tudo por acreditar que a educação pode mudar o mundo, naquele ano tivemos resultados nunca imaginados foram aprovados 12 alunos para o vestibular da EAD – NEAD, quase 30% da turma de 3º ano.
Assim a historia de Terezinha de alguma forma se mistura com nossa própria trajetória de escola, esta jovem que já foi perseguida por assaltantes no decorrer desta profissão mais nunca baixou a cabeça, e que se doou pela causa de uma educação de sujeitos livres e críticos, as crianças conhecem Terezinha por ter ensinado catequese nas horas vagas aos fins de semana, os estudantes a conhecem pelas disciplinas em que ela se identifica mesmo sendo formada em matemática, nas aulas de reforço, ela domina português, espanhol, física geografia, e etc. E hoje a vida desta guerreira professora ainda sobra tempo para ser mãe adotiva do pequeno Pedro Ivo, e nós gestores e funcionários da escola  a conhecemos como a grande companheira que sabe trabalhar com firmeza, ternura, amizade, com competência múltipla e sempre valorizando a coletividade. 


 DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES ELEMAR BILHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário